
O gestor do projeto JF Vôlei Maurício Bara falou sobre os bastidores do jogo contra o Instituto Cuca, no sábado, 5, em Fortaleza. O jogo acabou 3 sets a 1 para os cearenses. No entanto, os mineiros divulgaram uma nota de repúdio revelando que seis dos 12 atletas não tinham condições de jogo, por causa de uma indisposição.
O pedido de adiamento da partida foi recusado tanto pelo Instituto Cuca quanto pela Confederação Brasileira de Vôlei. Neste domingo, o Toque de Bola trouxe o posicionamento da presidente do clube cearense, Kilvia Cristina Teixeira, emitido em uma live nas redes sociais na noite de sábado. O vídeo foi apagado no domingo à tarde.
Divulgado nesta segunda, 7, pela assessoria, o áudio de Maurício Bara foi gravado no domingo, afinal, ele se refere aos acontecimentos de sábado como “ontem”. Além de relatar a situação dos atletas, inclusive que alguns passaram mal durante a viagem e outros entraram em quadra mesmo debilitados. Também reforçou que o futuro do projeto já está definido, independente do resultado nesta Superliga B. Agradeceu ao atendimento prestado pela equipe da médica Ana Carolina Duarte à equipe no ginásio Cuca José Walter.
Bara também lamentou o que chamou de “cinismo e descaso” tanto da CBV quanto de toda a delegação do Instituto Cuca. Afirmou que teve orgulho do time que entrou em quadra com atletas em funções improvisadas. E ressaltou que, se fosse em Juiz de Fora, haveria “fair play e empatia” com o adversário que passasse por situação semelhante.
Clique e ouça o desabafo de Maurício Bara sobre o que classificou como “o dia mais triste da vida esportiva”.
Segundo a assessoria, os jogadores descansaram no retorno à Juiz de Fora e já apresentam evolução do quadro de saúde para melhor. Nenhum precisou ser hospitalizado.
Com 5 pontos, em 10º lugar na Superliga B, o próximo jogo será no sábado, 12, contra o SMEL/Araucária/ ASPMA/Berneck, no Ginásio da UniAcademia, às 18h.
FMV acompanha o caso Instituto Cuca x JF Vôlei
Entre os comentários da nota de repúdio publicada pelo JF Vôlei nas redes sociais está um posicionamento do perfil oficial da Federação Mineira de Vôlei.
Diz o texto:
“Lamentável o ocorrido! A FMVÔLEI repudia a falta de bom senso da organização da Superliga B, organizada CBVolei para com o nosso Federado. Conhecemos de perto a gestão do JFVolei. Uma instituição séria e muito comprometida na missão do desenvolvimento do voleibol mineiro e nacional. Uma vergonha sem tamanho! Esperamos que medidas sejam tomadas e fatos como esses não voltem a acontecer. O voleibol precisa de bons exemplos. Somos referência e instrumento de transformação social na vida de muitos jovens do nosso país”.
Ao Toque de Bola, o presidente da FMV, Tomás Mendes, via assessoria informou que a situação em Fortaleza é acompanhada pela Federação.
“Estamos ciente do fato. Antes e depois do jogo tivemos contato com os representantes do JF Vôlei em fortaleza para entendermos o que está acontecendo. A FMV recebeu os relatórios do clube filiado JF Vôlei e solicitou analise do jurídico para entender as ocorrências apresentados pelo clube”.
O Toque de Bola entrou em contato com a CBV e aguarda retorno.
Resultados da 7a rodada Superliga B 2021/2022
5 de março
- 18h: Instituto Cuca 3 x 1 JF Vôlei - ginásio Cuca José Walter, Fortaleza;
- 19h: Aprov/Chapecó 2 x 3 Suzano Vôlei - ginásio Ivo da Silveira, Chapecó;
- 18h: Niterói Vôlei Clube 2 x 3 Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/ Prefeitura de Araguari - ginásio Colégio Plínio Leite, Niterói;
- 17h: Vôlei Futuro 3 x 2 Minas Náutico - ginásio Plácido Rocha, Araçatuba;
- 17h: Vila Nova F.C. 0 x 3 SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck - Goiânia Arena, Goiânia.
Classificação e regulamento Superliga B
Na Superliga B 2021/2022, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final.
As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: JF Vôlei/Divulgaão; JF Vôlei/Instagram/ CBV/reprodução