Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Protocolo da CBF: médico carijó comenta guia para volta do futebol
22/06/2020 20:17 em Novidades

 

O Ministério da Saúde aprovou nesta semana o protocolo elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol para o retorno das competições no país após a pandemia do novo coronavírus. A Rádio Toque teve acesso com exclusividade ao Guia Médico de Sugestões Protetivas Para o Retorno do Futebol Brasileiro e vai te mostrar os principais pontos de cada fase.

 

Em suas 32 páginas, o guia, que tem como objetivo sugerir medidas de proteção para o retorno das atividades dos clubes do futebol brasileiro, estabelece procedimentos para proteção de jogadores e funcionários dos clubes. Além disso, o documento elaborado por uma comissão médica especial, chefiada pelo Doutor Jorge Pagura, informa sobre a covid-19, o desenvolvimento de epidemias e o contexto brasileiro.

 

Para percorrer os principais pontos do documento agora aprovado pelo Ministério da Saúde e contextualizar a realidade dos clubes como os de Juiz de Fora nesse cenário, a Rádio Toque convocou o médico e ex-vice-presidente do Tupi, José Roberto Maranhas. Integrante do grupo de médicos do futebol brasileiro que é atualizado pela CBF do andamento das medidas para o retorno, o especialista acredita que a primeira barreira para os clubes menores na implementação do protocolo seriam os custos.

 

Maranhas explica que, antes mesmo da fase preliminar, todos os atletas e funcionários dos clubes devem ser testados. A partir de então, a periodicidade aconselhada é semanal. Mas, novamente, o médico carijó acredita que clubes pequenos terão dificuldades financeiras para manter o expediente, confiando em uma entrevista estabelecida no próprio protocolo.

 

Caso algum caso seja detectado ainda nesta primeira fase, como esclarece Maranhas, o clube irá orientar o atleta a fazer isolamento. Mas, os exames das pessoas, como familiares, que tiverem contato com o diagnosticado não são de responsabilidade do clube.

 

Além da observação de indicadores internos do clube, os times também devem observar as ordens do poder público para avançar nas fases do protocolo. As equipes podem inclusive se manter estacionadas em termos de progressão rumo aos jogos ou mesmo regredir nas ações.

 

Se liga na Rádio Toque para saber mais detalhes das medidas propostas pela CBF para a volta do futebol brasileiro após a pandemia do novo coronavírus. Como sempre, a gente te conta tudo!

 

Produção e edição: Wallace Mattos

Reportagem: Pedro Sarmento

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!