Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Globo x Fla: especialista analisa polêmica dos direitos de transmissão!
03/07/2020 16:33 em Novidades

 

  O assunto que domina o noticiário esportivo nos últimos dias teve os direitos de transmissão das partidas como grande polêmica. Baseado na Medida Provisória 984/2020, que alterou a Lei Pelé dando ao clube mandante o direito de negociar ou transmitir por meios próprios seus confrontos.

  Baseado nisso, o Flamengo mostrou ao vivo na FlaTV, através das plataformas YouTube, Facebook e Twitter, sua vitória sobre o Boavista por 2 a 0 na quarta-feira, dia 1º de julho. 

   A transmissão gerou, no dia seguinte, o anuncio da Rede Globo de Televisão de que as transmissões do Campeonato Carioca não seriam mais feitas. Segundo a emissora, houve ruptura de contrato por conta da exibição do Flamengo.

  Para analisar a questão, a Rádio Toque escalou o advogado, mestre em direito, especialista em direito esportivo e professor de direito administrativo e constitucional, além de colunista do blog Lei em Campo, Gustavo Lopes Pires.

  

  Para Lopes Pires, depois do anuncio de ruptura de contrato com os clubes, feito de forma oficial pela Globo no fim da manhã do dia 2 de julho, todas as equipes passaram a poder negociar e exibir seus jogos.

  Nesse contexto, a interpretação do especialista coincide com a do vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee. Lopes Pires também acredita que o encerramento do contrato ainda deve gerar uma disputa jurídica.

 

A disputa jurídica não deve ficar apenas na esfera dos contratos em si. Anunciantes do Campeonato Carioca e até mesmo o torcedor que adquiriu pacotes de pay per view, cujo cancelamento deve ser sem multa, podem pedir algum tipo de compensação na Justiça, segundo Lopes Pires.

 

Para o especialista, o momento de ruptura é histórico. Lopes Pires vê com bons olho a quebra da exclusividade da Rede Globo. Mas, acredita que os clubes têm que se preparar para aproveitar o novo momento nas negociações.

 

  Reportagem e Edição: Wallace Mattos e Pedro Sarmento

   Nota da redação: o tema, que tem provocado muito debate entre os torcedores, está sendo tratado nos diversos canais do Toque de Bola. inclusive com uma live em duas partes, ambas já disponibilizadas em nosso Instagram toquedebolajf  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!